Publicidade
|
Saúde

HR de GBA implanta ‘Cinema no Hospital’ e inaugura biblioteca essa semana
15.12.2016 enviado às 14:45
Texto:
Diretor do HRG, Cleonaldo Freire, durante inauguração do Cinema no Hospital (Imagem: Assessoria)
GUARABIRA (PB) - Na tarde desta quarta-feira (14), o Hospital Regional de Guarabira deu início a pioneiro projeto na Paraíba de levar para as enfermarias da unidade hospitalar a exibição de filmes de curta duração. Na programação, consta ainda inauguração de biblioteca e entrega de reforma de salas e centro de convivência.
 
Antes de ser dado por inaugurado o projeto, a direção do hospital organizou a celebração de uma missa, presidida pelo padre João Batista, reunindo acompanhantes de pacientes, convidados e funcionários da unidade hospitalar. A celebração serviu para abençoar os projetos e os internos, os que sofrem de alguma enfermidade e buscam a cura pelas mãos dos médicos.
 
Denominado ‘Cinema no Hospital’, o projeto objetiva criar uma distração diferente e positiva, que possa ajudar pacientes internados a saírem da rotina exaustiva do ambiente hospitalar, além de contribuir para a qualidade de vida na unidade e melhorar o cotidiano dos pacientes e acompanhantes durante o período de internação.
 
De acordo com Darenildo Pedrosa, coordenador do projeto, o cinema fará com que os pacientes esqueçam a dor a partir do envolvimento com a história do filme, em sua maioria, de humor.
 
“O Cinema no Hospital faz com que o paciente durante o tempo que estiver assistindo o filme esquece a dor porque vai estar focado na história, vai sorrir. Essa terapia ocupacional que estamos implantando a partir de hoje é muito importante para o hospital e vem agregar aos outros projetos que temos a exemplo de pintura, da alegria dos palhaços com o Anjos da Alegria. Isso se chama humanização. O paciente se sente melhor quando é bem tratado, quando é recebido com um sorriso e estamos fazendo isso aqui”, disse Darenildo, que coordena o projeto.
 
Presente na solenidade, o vereador guarabirense Beto Meireles se pronunciou e lembrou das dificuldades enfrentadas pela saúde em todo Brasil, mas mesmo assim o governador Ricardo Coutinho tem honrado os compromissos assumidos e mantido as unidades funcionando muito bem.
 
“Participar de um momento como esse aqui no Hospital Regional é algo extraordinário. Porque nós estamos acompanhando também que em nível nacional o quanto está difícil se fazer saúde, quanto esse setor está sendo bombardeado por falta de recursos públicos. Mas aqui na Paraíba, graças a Deus nós temos um governador que tem honrado esse compromisso de manter essas unidades funcionando a contento e criando novos espaços”, falou o parlamentar.
 
Meireles enalteceu o trabalho desenvolvido pela direção da unidade e todos que integram o corpo de técnicos que tem se desdobrado para oferecer o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde de Guarabira e da região por ela polarizada.
 
“Aqui no Hospital Regional nós temos a graça de ter o nosso companheiro Cleonaldo Freire, Almir Carlos, que dirigem esse hospital juntamente com todo esse corpo de técnicos, de funcionários, que tem feito das tripas coração para fazer funcionar e atender bem ao povo de Guarabira e da região”, reconheceu Beto.
 
Diretor do Hospital Regional, Cleonaldo Freire disse que os custos de execução do projeto são mínimos e que existe parceria com a iniciativa privada para fazer com que ele aconteça.
 
“Para nós que fazemos o Hospital Regional de Guarabira, em nome do Governo do Estado, do governador Ricardo Coutinho, é uma satisfação implementar o projeto Cinema no Hospital com recursos muito simples. Um empresário da cidade fez a doação de um notebook, nós já temos um retroprojetor e com isso vamos levar a sétima arte para dentro das enfermarias” falou o diretor.
 
Segundo Freire, a data marcou o pontapé inicial para levar alegria e emoção para os hospitalizados através do cinema e que muitas vezes um medicamento não é suficiente para minorar o sofrimento. 
 
“Hoje a gente dá o pontapé inicial, levando o cinema, a emoção, a alegria num momento tão difícil para quem está hospitalizado. A gente sabe que existe os seus traumas, os problemas de patologia de cada um paciente que aqui se encontra e muitas vezes o comprimido, a injeção, a intervenção cirúrgica não resolve o problema e a gente tenta minorar o sofrimento do tratamento. Isso já tem ocorrido no Sul do Brasil e o Hospital Regional está iniciando esse projeto na Paraíba, é o primeiro a ter essa iniciativa”, assegurou Cleonaldo.
 
Programação:
 
Nesta quinta-feira (15), a partir das 16h, será feita a entrega das salas do Serviço Social e alojamentos, totalmente reformadas.
 
Na sexta-feira (16), será inaugurada a Biblioteca do Hospital Regional de Guarabira, composta por livros adquiridos pelo HR e doações feitas por profissionais de saúde. Na mesma data, será entregue o Espaço de Convivência dos funcionários.
 
Do Portal25Horas com Assessoria
Compartilhe:
 
Comentários

Notícias Relacionadas

»Alemanha legaliza cannabis para uso terapêutico em doenças graves

»Bebês recordam língua que ouvem no começo da vida, dizem cientistas sul-coreanos

»Médicos são ameaçados e correm risco de morte no Trauminha de JP, diz Conselho Regional de Medicina

»Droga amazônica ayahuasca seduz celebridades e psiquiatras nos EUA

»Pesquisadores belgas descobrem proteína capaz de prevenir obesidade e diabete

»Anvisa suspende mais de 120 lotes de medicamentos; veja lista que inclui Doril e Coristina

»Meninos se vacinarão contra HPV no SUS; veja mudanças na vacinação

»Ministério da Saúde diminui número mínimo de médicos por UPA; Unidade de Guarabira será atingida

»Secretaria de Saúde de GBA divulga relatório de procedimentos de 2016

»Com ajuda de 24 profissionais, mãe dá à luz quíntuplos nos EUA

 
 
 
Editorial do dia

A escolha dos sucessores

O STF não terá que decidir apenas o futuro da Lava Jato, mas nesta semana deve se pronunciar sobre a sucessão na Câmara dos Deputados, onde três candidatos disputam a cobiçada posição de 2° na linha sucessória da Presidência da República. Ao eleger seu novo Presidente, o Senado também estará indicando o 3° nessa ordem, mas sem confronto.

Veja mais
 
Colunistas
Antonio Santos
Antonio Cavalcante
Justiça poética
Profº Jorge Lucena
Programa a Visão do Brasil
Mais Lidas