Publicidade
|
Galeria de Fotos Horóscopo Novelas Vídeos Email: redacao@fatoafato.com.br
Empreendedor Entrevistas Email: redacao@fatoafato.com.br
Colunista


Antonio Santos
Radialista, jornalista, poeta, editor de Fato a Fato, ex-diretor de jornalismo da GBA FM, ex-gerente das sucursais de A União e do Correio da Paraíba de GBA, ex-coordenador de Comunicação da PMG.
Homilia, Frei Damião e o comodato
07.01.2016 enviado às 01:28
Texto:

Amigo internauta;
 
O tom da homilia do Bispo Dom Lucena, em relação a omissão da Prefeitura de Guarabira quanto as suas obrigações pela manutenção e zelo do Memorial de Frei Damião, não teve nada de amistoso, mas nada mesmo.
 
Novamente, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Guarabira, revela insatisfação e tristeza com o desprezo dos que fazem a administração municipal, leia-se o prefeito Zenóbio Toscano, na relação Prefeitura Municipal e o Memorial de Frei Damião.
 
O que é um verdadeiro pecado, pois se trata de menosprezo a fé de um povo, sobretudo os romeiros seguidores do frei capuchinho.
 
Um acordo de comodato, assinado no ano de 2000 entre a Prefeitura Municipal e a Diocese de Guarabira, estabelece e determina obrigações do município para cessão de servidores, limpeza e manutenção do Memorial, ou Santuário de Frei Damião.
 
Pois bem, você que é católico ou devoto do “Padim Frei Damião” saiba que o atual prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, tem descumprido comodato, assinado na gestão da ex-prefeita Léa Toscano (sua esposa), para ajudar na manutenção do Memorial de Frei Damião, descumprimento esse a fazer com que o turismo religioso padeça de um maior incremento.
 
Além de tudo isso, sem manutenção, a estátua de Frei Damião, considerada uma dos mais importantes do Nordeste, permanece acumulando lodo em sua estrutura, não foi pintada, nem os serviços de preservação foram feitos, causando péssima impressão aos visitantes.
 
Isso tudo meus amigos, ou melhor, povo católico, por que a PMG não cumpre sua parte  faz como Pôncio Pilatos, lava as mãos e se omite daquilo que deveria ter plena responsabilidade.
 
Na homilia do último domingo, quando da despedida dos frades reitores do Memorial de Frei Damião, Dom Lucena foi claro a afirmar que, se bispo de Guarabira fosse no ano de 2000, não teria assinado o acordo de comodato.
 
E o chefe da Igreja Católica do Brejo ainda disse: “Esse comodato emperra o desenvolvimento do Memorial”. Como se vê, Dom Lucena está insatisfeito com o menosprezo da atual gestão para com o Memorial de Frei Damião, a ponto de defender o fim do acordo.
 
E seria melhor. Como aconselhou o jornalista Joseilton Gomes (Ikeda), a Igreja Católica deve fazer a sua parte e assumir toda gestão do Memorial, pois se não o fizer em tempo, corre o sério risco de vê a administração atual deixar Frei Damião se acabar, como está fazendo com a cidade de Guarabira.
 
Um forte e sincero abra a todos...
 
VICE DE PAULINO OU TOSCANO?
 
Para a Ala Girassol ele não vai. Como pretende se candidatar a vice-prefeito nas eleições desse ano em Guarabira, o vereador Inaldo Júnior parece estar disposto a lutar por esse espaço na chapa do PSDB. Caso contrário, um amigo do atual presidente da Câmara Municipal disse que o parlamentar pode “acertar os ponteiros” com o PMDB do ex-governador Roberto Paulino. O “pastorzinho” disse que decide tudo depois do carnaval. Aguardemos.
 
DESCASO COM O MEMORIAL
 
O prefeito Zenóbio parece ter surto todos os dias. Um exemplo claro dessas incoerências se vê, por exemplo, na preservação do Memorial (incluindo a estátua) de Frei Damião. Pois não é que, mesmo o monumento tendo sido construído por Léa Toscano, ZT acha melhor abandonar a obra e descumprir contrato de comodato assinado por sua esposa em 2000, quando prefeita de Guarabira? Perseguir as pessoas ainda vai, mas, instigar Santos, com isso Zenóbio pode estar cometendo sérios pecados. Que o diga Dom Lucena.
 
CAGEPA E O PRESENTE DE ANO NOVO
 
O Governo do Estado, que cortou todas as verbas de apoio a manifestações culturais na Paraíba, inclusive não realizou réveillon em canto algum, resolveu presentear o povo paraibano com aumento de mais de quase 22% na tarifa de água. E a Cagepa já avisou – quem pagava R$ 26,93 vai passar para R$ 32,78 quando o consumo for de 10m3. É mole ou quer mais? E tem muito assecla de Ricardo a dizer que o reajuste não “pesará” no bolso dos usuários. Como diria meu avô: “babão é pra isso mesmo”.
 
DEMISSÃO DE JOTA E O TROCO
 
Pode até ter sido por contenção de gastos, mas a demissão de Jota Alves da Rádio Rural nos remete a outras ponderações. Eu acredito no que afirmara João Rafael nas redes sociais. Todavia, nas rodas de conversa em praça pública, a versão mais comentada diz que o dono da emissora começa a fazer “limpeza” de girassóis das suas empresas. Começou com “jotinha” e haverá mais “cortes” por aí. Portanto, quem morre de amor pelo amarelo-laranja, pode ir mudando de cor. 
 
RANIERY, LÍDER DA OPOSIÇÃO
 
Tem gente, com umbilical influência e amizade pessoal ao deputado Raniery Paulino, aconselhando o parlamentar a não aceitar a função de líder da oposição na ALPB. Um desses amigos diz: “Se o filho de Fátima e Roberto Paulino aceitar espinhosa missão, pode atrapalhar seu projeto de ajudar a eleger o maior número de candidatos a prefeito e vereador nas eleições desse ano em suas bases eleitorais”. Eu também concordo. Raniery deve permanecer na liderança do PMDB. 
 
PETARDOS
 
DEDA – Por incrível que pareça, o nome de Deda Claudino (pré-candidato a prefeito pelo PMDB) começa a mexer com os nervos de adversários do Grupo Paulino. Tem gente a apostar que Deda não leva a campanha até o fim. Por que tanto receio?
 
MANOEL JÚNIOR – O pior nome para o PMDB apresentar como pré-candidato a prefeito de JP é o de Manoel Júnior. Insubordinador, quem não lembra quando o deputado quis “vender” o partido a Cássio na campanha de 2014? 
 
DARC BANDEIRA – O tiro saiu pela culatra. Ao tentar enganar o povo de Mulungu mais uma vez, a prefeita Darc Bandeira e sua assessoria inventam atentado contra a gestora, mas IV BPM desmascara tudo. Sub-comandante diz: “informação irresponsável”.
 
BELO CALADO – Professor Belarmino Mariano (pré-candidato a prefeito de GBA pelo PSOL) está um tanto calado. Não ao lemos mais nas redes sociais, nem também o ouvimos bradando nas rádios. Será que RC “mandou” o amigo se calar?
 
COSTINHA – Além de dispensar reunião girassol e não fazer cerimônia alguma para desfilar na Casa 15 em confraternização da Família Paulino, o vereador Costinha disse a um amigo que dois vereadores da Ala do PSB vão aderir ao PMDB. Quem serão? 
 
DA REDAÇÃO
 
Contatos com a coluna pelo e-mail: jornalistaasantos@gmail.com ou através do celular: 083 98880-3458



Compartilhe:
 
Comentários
 
Confira também:

»A quem interessar possa

»Lula vem aí

»Eles estão soltos

»Sem lenço, sem documento

 
 
Editorial do dia

Foro privilegiado

Foi o STF que considerou ilegais doações empresariais em campanhas, que reconheceu a união homoafetiva como “unidade familiar”, que descriminalizou aborto nos três primeiros meses de gestação, que estabeleceu corte de ponto de servidores públicos em greve,que aprovou prisão após condenação em 2ª grau, que reconheceu dupla paternidade de filhos adotados (dos pais biológicos e afetivos), que proibiu veto a tatuados em concursos...

Veja mais
 
Colunistas
Antonio Santos
Antonio Cavalcante
Justiça poética
Mais Lidas